Emissor de boletos registrados

Resolvi criar este blog para compartilhar minhas experiências.

Recentemente com o iminente fim da cobrança sem registro, os bancos se aproveitaram dos incautos para aumentar o preço dos serviços de cobrança.

No meu caso eu uso a Caixa Econômica Federal e eles me cobram pelo boleto emitido o valor exorbitante de R$6,90.

Outro amigo meu que usa o Santander, tem um custo menor da emissão, R$4,30, porem eles cobram taxa de permanência e taxa de cancelamento do boleto. Conversando com ele, me informou que já chegou a pagar pela permanência do boleto R$ 15,00.... isso mesmo, não é ilusão não são quinze reais. Isso porque o cliente desse meu amigo não pagou o boleto e o boleto não foi cancelado....

Já não chega ter que trabalhar, pagar as contas, impostos do governo, etc... temos agora que cancelar o boleto que não foi pago pelo nosso cliente sob pena de ter que pagar taxa de permanência que pode resultar em um custo adicional não esperado, há a possibilidade de não ter mais lucro com o negócio ou até prejuízo.

Foi por isso que eu andei procurando alternativas para essas cobranças abusivas, encontrei uma empresa de cobrança que tem quase todo o sistema que eu precisava, ela é uma empresa de comercio eletrônico que pode ser integrada com diversos sistemas como WooCommece, Magento, OpenChart, Prestashop, dentre outros e os boletos emitidos por eles já é registrado.

Quais as vantagens de usar esta empresa de cobrança?

- custo do boleto (NO PAGAMENTO) R$ 2,79 (custo promocional para novos clientes R$ 2,49);
- sem custo de cancelamento do boleto emitido;
- sem custo de boleto não pago;
- sem custo de emissão de novo boleto quando o anterior não for pago;
- sem taxa de permanência;
- quanto mais boleto emitidos mais barata fica o custo do boleto;
- sem limite de emissão.

No meu caso usando esta empresa, meu custo cai para 1/4 do valor ora cobrado pelo meu banco.

Foi ai que então eu resolvi desenvolver um programa que cadastrasse meus clientes e integrasse com o sistemas deles, automatizando totalmente a geração do boleto.

Os leitores podem ter uma ideia de como ficou pelas imagens abaixo:


Tela de login (segurança é tudo)


Essa tela é pré-configurada pelo sistema para não haver erros, podendo ter varias empresas em um único sistema e todos são tratados como empresas independentes.


Nesse ponto temos que ter todos os sacados cadastrados que podem ser acessados diretamente ou fazer uma busca pelo nome, selecionado o cliente basta colocar a descrição do serviço ou da venda feita, o valor e a data de vencimento e finalmente gerar boleto.

Uma mensagem abre avisando que o boleto foi emitido com sucesso e se o email do sacado foi preenchido corretamente, ele estará recebendo um email para imprimir o boleto.



Temos 3 funções nesta aba:
- consultar o status do boleto, se foi pago, se foi cancelado, se esta disponível para saque(completo);
- imprimir como pdf na tela;
- abrir o boleto no navegador.

Para não poluir a tela com listas muito grandes, tem um botão para excluir o registro, esse botão exclui do nosso banco de dados mas não exclui do sistema da empresa de cobrança que deve manter esses dados guardados mesmo que não precisemos mais.

Em um próximo passo eu criarei um banco para guardar o histórico do que foi feito no sistema.


Aba de cadastro de sacados, como eu uso a  Caixa Econômica Federal, usei a mesma arquitetura do cadastro de sacados deles e meus clientes que estão usando este sistema com outros bancos não fizeram nenhuma ressalva nessa disposição de campos, por isso eu acho que servirá para todos os usuários.



Por final e não menos importante, a aba de saque. O sistema busca automaticamente o(s) banco(s) que foram cadastrados nessa empresa de cobrança e lista nesta tela onde o usuário pode direcionar o saque para a conta que ele preferir desde que esteja no nome e no CNPJ da empresa cadastrada.

O usuário pode solicitar o saque em 2 dias o dinheiro estará disponível na conta como se fosse um deposito.

Por enquanto os saques são gratuitos para os bancos Santander, Bradesco, Itaú e Sicoob. Já os outros bancos é cobrado R$2,00 por saque que no meu caso, eu aguardo ter um certo montante na minha conta para fazer o saque e o impacto desse saque se torna irrisório.

Este programa está pronto para ser usado e se alguém ou alguma empresa se interessar pelo uso deste sistema basta entrar em contato pelo meu email: alberto.nunes@phoenix-santos.com.br.

Aceito também sugestões e criticas caso algum leitor queira externar, pode usar este email também.

Obrigado a todos que leram até aqui.

Alberto Marques Nunes
Técnico em eletrônica
CNA - Cisco Network Administrator
Analista e desenvolvedor de sistemas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emissor de boletos registrados

Emissor de boletos registrados